Mestrado em Gestão de Serviços

Língua

Português

Propinas*

1.500€ / ano

Horário

Pós-laboral

Duração

2 anos

* Propinas em vigor no ano letivo 2021/22 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE)

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Os serviços enfrentam um dinamismo e uma complexidade crescente a nível global. A evolução dos serviços representa um setor com cada vez maior peso na economia portuguesa. A sua gestão exige conhecimentos mais sólidos, competências mais estruturadas e uma proatividade por parte de todos os profissionais do setor. Tudo tem serviços. Tudo são serviços. Dos mais convencionais, como os setores da banca, seguros, saúde, telecomunicações, ensino, comércio, consultoria/auditoria ou turismo, ao setor da indústria, cuja diferenciação e valor é consubstanciada nos serviços prestados.O Mestrado em Gestão de Serviços responde a este desafio com um posicionamento na área da gestão com o enfoque no domínio dos serviços. Assim, as unidades curriculares espelham uma oferta curricular abrangente, profunda e holística neste domínio. Desde a gestão dos recursos humanos, à gestão das operações e do comércio eletrónico, passando pela economia dos serviços, os sistemas de informação, o marketing e estratégia de internacionalização dos serviços.

Amélia Brandão
Diretora do Mestrado em Gestão de Serviços

Masters > Master in Services Management

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Marketing de Serviços 7,5
Sistemas de Informação e Negócio Eletrónico 7,5
Economia de Serviços 7,5
Gestão de Pessoas em Serviços 7,5
2.º Semestre
Nome Créditos
Logística e Gestão de Operações em Serviços 7,5
Estratégia e Internacionalização de Serviços 7,5
Web Marketing e Comércio Eletrónico 7,5
Unidades curriculares de opção do 1.º ano

  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5

2.º Ano

Anual
Nome Créditos
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio 45
1.º Semestre
Nome Créditos
Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio 7,5
Unidades curriculares de opção do 2.º ano

  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5
Mais informações

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Destinatários

O Mestrado em Gestão de Serviços destina-se a todos os profissionais com formação de nível superior que possuam experiência profissional na área dos serviços ou que se pretendam reposicionar neste setor de atividade. Os estudantes que tenham finalizado o 1º ciclo poderão encontrar neste mestrado uma especialização de 2º ciclo na área de serviços que será uma mais-valia para o percurso individual no futuro profissional.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Gestão de Serviços

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Oportunidades de carreira

O Mestrado em Gestão de Serviços (MGS) visa aprofundar conhecimentos e desenvolver competências que possibilitem a utilização de conceitos e modelos especializados na Gestão de Serviços. Os conhecimentos ministrados no curso permitirão a tomada de decisões e o exercício de múltiplas funções de nível intermédio e superior em organizações de serviços.

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Candidatura

Exclusivamente online

A candidatura será exclusivamente online.
A leitura prévia do edital é obrigatória.

Edital

Datas

1ª Fase: Até 1 março 2021

Credenciais

Se é (ou foi) estudante ou funcionário da U.PORTO, deve utilizar as suas credenciais. Pode fazer o login usando o formulário de autenticação.

Se não tiver um nome de utilizador para efetuar a autenticação, preencha o formulário de pedido de utilizador.
Será enviado para o seu endereço de e-mail um nome de utilizador e a respetiva senha.

Se tiver um nome de utilizador temporário, pode recuperar a respetiva senha aqui.

Documentos a apresentar

Estão descritos no Edital, que deve ser lido antes da submissão da candidatura.

Faça a sua candidatura online

Candidatura

Depois da candidatura

Afixação de resultados provisórios: 05 de abril 2021

Afixação de resultados definitivos: 27 abril 2021

Realização de matrículas:

28 abril 2021

27 maio 2021 (licenciados)

2 agosto 2021 (finalistas)

As candidaturas para o Mestrado em Gestão de Serviços para o ano letivo 2021/2022 estão encerradas.

Se pretende candidatar-se, terá de fazê-lo para o ano letivo 2022/2023. As candidaturas normalmente começam em janeiro.

Recomendamos que esteja atento ao nosso site. Poderá preencher o formulário de contacto caso deseje receber informações da FEP.

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Testemunhos

Gonçalo Salazar Oliveira
Gonçalo Salazar Oliveira

“O Mestrado em Gestão de Serviços permite adquirir um conhecimento profundo sobre o setor mais relevante da sociedade atual e no qual as economias portuguesa, europeia e mundial têm assente o seu desenvolvimento – os serviços. Durante o curso, os estudantes estabelecem contacto com um conjunto de dimensões relevantes para o setor, acompanhando as tendências tecnológica e digital da era atual.
O corpo docente alargado e a possibilidade de interação com empresas das mais diversas áreas nos seminários dinamizados são mais-valias, que, sem dúvida, contribuem para uma formação abrangente e transversal a todo o setor dos serviços e geram valor acrescentado tanto ao nível da Academia como da Gestão. O diferente background académico e profissional dos estudantes enriquece a troca de experiências e o desenvolvimento de novas perspetivas.”

Catarina Freitas
Catarina Freitas

“A abrangência da matéria lecionada, na medida em que se foca num setor e não apenas numa área profissional, e a grande componente prática do mestrado tiveram uma grande influência positiva na minha vida profissional. Atualmente sinto que tenho uma noção muito mais objetiva das particularidades que o setor dos serviços possui.”

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Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

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Publicações

Pinto, L. et al. (2020), “‘Service with a piercing’: Does it (really) influence guests’ perceptions of attraction, confidence and competence of hospitality receptionists?“, International Journal of Hospitality Management. DOI: 10.1016/j.ijhm.2019.102365.

Fernandes, T. & Pinto, T.(2019), “Relationship quality determinants and outcomes in retail banking services: The role of customer experience“, Journal of Retailing and Consumer Services, Vol. 50. DOI: 10.1016/j.jretconser.2019.01.018.

Fernandes, T. et al. (2018), “The role of employee emotional competence in service recovery encounters“, Journal of Services Marketing. DOI: 10.1108/jsm-07-2017-0237.

Vale, L. & Fernandes, T. (2018), “Social media and sports: driving fan engagement with football clubs on Facebook“, Journal of Strategic Marketing. DOI: 10.1080/0965254x.2017.1359655.

Fernandes, T & Fernandes, F. (2018), “Sharing Dissatisfaction Online: Analyzing the Nature and Predictors of Hotel Guests Negative Reviews“, Journal of Hospitality Marketing & Management, Vol. 27 (2)DOI: 10.1080/19368623.2017.1337540.

Silva, F. et al. (2018), “Volunteers’ perspective on online volunteering – a qualitative approach“, International Review on Public and Nonprofit Marketing, 15. DOI:10.1007/s12208-018-0212-8.

Proença, T. et al. (2018), “Enabling factors for developing a social services network“, The Service Industries Journal, Vol. 38. DOI: 10.1080/02642069.2017.1377189.

Dissertações

Elisabete Oliveira, “A automação em serviços e a nova geração de consumidores- como percecionam os Millennials os Assistentes Virtuais Inteligentes“.

Maria Ribeiro, “Impacto da cultura nacional na reação a falhas de serviços“.

Marta Carneiro, “Estratégias de inovação aberta no setor dos serviços  intensivos em conhecimento num contexto de países inovadores moderados“.