Mestrado em Gestão Comercial

Língua

Português

Propinas*

1.500€ / ano

Data limite candidaturas

01-03-2021

Horário

Pós-laboral

Duração

2 anos

Início do programa

Setembro 2021

* Propinas em vigor no ano letivo 2021/22 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE)

CANDIDATE-SE
Contacte-nos

A atividade comercial tem vindo a assumir dimensões de intervenção cada vez mais complexas e exigentes. A sofisticação dos processos e métodos implica um nível de competência sempre crescente. As competências generalistas já não são suficientes, é fundamental dominar competências técnicas e comportamentais específicas. Para colmatar essa lacuna, a FEP criou em 2006 o Mestrado em Gestão Comercial (MGCOM).

Boas razões para optar pelo Mestrado em Gestão Comercial:

  • Ênfase numa área de especialização pouco abordada em mestrados;
  • Foco no desenvolvimento das competências críticas ao pleno desempenho de uma atividade profissional na área da Gestão Comercial;
  • Formação única que combina a aquisição de conhecimentos e competências tanto técnicas, de apoio à decisão (análise de mercados, canais de distribuição, cadeia logística, gestão de informação e market intelligence), quanto comportamentais (comunicação, trabalho em equipa, liderança, negociação);
  • Formação que proporciona ferramentas metodológicas para a investigação científica no domínio da Gestão Comercial;
  • Primeiro mestrado em Gestão Comercial criado em Portugal, contando já com 14 anos de experiência acumulada;
  • 9ª posição do ranking Eduniversal Best Masters Ranking 2019 dos melhores programas da Europa Ocidental na área de “Retail Sales management & Business Development” e a 1ª posição, no mesmo ranking, dos programas oferecidos em Portugal.

Queremos que, em cada dia, os nossos mestrandos se tornem melhores líderes. Esse é nosso desafio.
Essa é a nossa aposta. Seja bem-vindo ao Mestrado em Gestão Comercial!

Catarina Delgado
Diretora do Mestrado em Gestão Comercial

Masters > Master in Sales Management

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Análise de Mercados 7,5
Gestão Comercial 7,5
Gestão da Cadeia Logística 7,5
Gestão dos Recursos Humanos e Liderança 7,5
2.º Semestre
Nome Créditos
Gestão da Distribuição 7,5
Negociação e Gestão Pessoal 7,5
Sistemas de Informação e Database Marketing 7,5
Unidades curriculares de opção do 1.º ano

  • Gestão e Melhoria Contínua (7,5 créditos)
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5

2.º Ano

Anual
Nome Créditos
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio 45
1.º Semestre
Nome Créditos
Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio 7,5
Unidades curriculares de opção do 2.º ano

  • Contratos Comerciais (7,5 créditos)
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 9 créditos

7,5
Mais informações

Masters > Master in Sales Management

Destinatários

O MGCOM visa dotar os participantes das competências técnicas e comportamentais indispensáveis ao exercício de funções de relevo na área da Gestão Comercial. O curso está desenhado para quem queira promover a sua valorização profissional, e também para quem necessite de uma formação científica de base para seguir ou evoluir numa carreira na área comercial

O curso destina-se a quem pretenda consolidar, atualizar, desenvolver ou ganhar os seus conhecimentos e competências nesta área de especialização. Os setores de acolhimento são vastos: distribuição retalhista e grossista, automóvel, banca, indústria e prestação de serviços (saúde, farmacêutica, informática, tecnologias/ comunicação, consultoria, engenharia…).

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Gestão Comercial_

Masters > Master in Sales Management

Oportunidades de carreira

O curso destina-se a quem pretenda consolidar, atualizar, desenvolver ou ganhar os seus conhecimentos e competências nesta área de especialização. Os setores de acolhimento são vastos:

  • Distribuição retalhista e grossista,
  • Automóvel,
  • Banca,
  • Indústria
  • Prestação de serviços (saúde, farmacêutica, informática, tecnologias/ comunicação, consultoria, engenharia…).

Masters > Master in Sales Management

Candidatura

Exclusivamente online

A candidatura será exclusivamente online.
A leitura prévia do edital é obrigatória.

Edital

Datas

1ª Fase: Até 1 março 2021

Credenciais

Se é (ou foi) estudante ou funcionário da U.PORTO, deve utilizar as suas credenciais. Pode fazer o login usando o formulário de autenticação.

Se não tiver um nome de utilizador para efetuar a autenticação, preencha o formulário de pedido de utilizador.
Será enviado para o seu endereço de e-mail um nome de utilizador e a respetiva senha.

Se tiver um nome de utilizador temporário, pode recuperar a respetiva senha aqui.

Documentos a apresentar

Estão descritos no Edital, que deve ser lido antes da submissão da candidatura.

Faça a sua candidatura online

Candidatura

Depois da candidatura

Afixação de resultados provisórios: 05 de abril 2021

Afixação de resultados definitivos: 27 abril 2021

Realização de matrículas:

28 abril 2021

27 maio 2021 (licenciados)

2 agosto 2021 (finalistas)

Masters > Master in Sales Management

Testemunhos

[/fusion_text]

[/fusion_text]
Daniel Proença
Daniel Proença

“Para quem tem um gosto especial pela área Comercial esta é, sem dúvida, a melhor opção em Portugal, e já uma referência internacional, 9º lugar no ranking da eduniversal na categoria de mestrados de Retail Sales management & Business Development (sendo o mestrado melhor posicionado em Portugal). A área Comercial está a voltar a ser uma das grandes escolhas dos Licenciados e este Mestrado tem uma excelente proposta de valor, quer para pessoas com experiência como para recém-licenciados. Para os que já exercem de forma intuitiva, aqui estruturam e raciocinam sobre o porquê de o fazerem e encontram novos caminhos e soluções. Têm assim a oportunidade de entrar numa espiral intensa e desafiante de aprendizagem e implementação contínua. Para os que procuram ingressar na área, têm um primeiro contato com novos e estimulantes temas como a gestão de equipas comerciais, incentivos, liderança, motivação, data base marketing e negociação. Uma excelente aposta, convido todos os apaixonados pela área a darem este grande passo!”

Beatriz Silva
Beatriz Silva

“O mestrado em gestão comercial foi a minha escolha para reforçar a minha formação académica base, acabando por ser uma mais valia para a função que desempenho atualmente. Permitiu-me desenvolver bases sólidas para o meu percurso profissional, devido ao plano curricular completo e adaptado às exigências do mercado de trabalho. O facto de ser um mestrado transversal a diversas áreas fomentou a troca de opiniões e a análise de diferentes pontos de vista dos conteúdos lecionados. Recomendo-o vivamente a todos aqueles que pretendem ingressar no mercado de trabalho na área comercial.”

Masters > Master in Sales Management

Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

8.º lugar a nível mundial no Eduniversal Best Masters Ranking 2021 na categoria “Retail Sales management & Business Development”.