Mestrado em Marketing

Língua

Português**

Propinas*

1.500€ / ano

Data limite candidaturas

01-03-2021

Horário

Pós-laboral

Duração

2 anos

Início do programa

Setembro 2021

* Propinas em vigor no ano letivo 2021/22 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE)

** Podem existir disciplinas lecionadas em inglês

CANDIDATE-SE
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O Mestrado em Marketing tem como objetivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada assente no desenvolvimento não só de competências técnicas, mas também de natureza pessoal e interpessoal – as chamadas competências do séc. XXI.

Com a preocupação de transmitir o o conhecimento core do Marketing, o mestrado tem um conjunto de unidades curriculares obrigatórias, partindo das mais abrangentes como a Estratégia e o Marketing, para as suas várias especificidades e aplicações. Como forma de personalizar o seu percurso formativo, cada estudante pode decidir 1/4 do curriculum, podendo escolher, por exemplo, Marketing Digital (oferecido pelo próprio mestrado) ou outras unidades curriculares do segundo ciclo oferecidas pela Universidade do Porto.

Consegue-se, assim, aliar o conhecimento fundamental com as novas tendências tão necessárias num mundo tão volátil e dinâmico como o atual. Ao longo da sua formação, os estudantes são desafiados a resolver problemas e a analisar vários casos de estudo, proporcionando desta forma uma forte aproximação à realidade. Assim, o mestrado ajuda o estudante a obter e desenvolver competências pessoais e interpessoais, como por exemplo, a ética de trabalho e a capacidade de cooperação. Para a conclusão do mestrado, os estudantes podem optar por dissertação, projeto, ou estágio e respetivo relatório.

Desta forma, com o Mestrado em Marketing, os estudantes obtêm um profundo conhecimento teórico, mas também uma forte capacidade de operacionalizar conceitos e ferramentas de gestão muito úteis no exercício de funções na área de Marketing.

Raquel Meneses
Diretora do Mestrado em Marketing

Masters > Master in Marketing

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Marketing 7,5
Estratégia Empresarial 7,5
Estudo de Mercado e Comportamento do Consumidor 7,5
Unidades curriculares de opção do 1.º semestre do 1.º ano

  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5
2.º Semestre
Nome Créditos
Gestão da Marca e Comunicação de Marketing 7,5
Marketing Business-to-Business 4
Marketing Relacional 4
Marketing de Serviços 3,5
Marketing Internacional 3,5
Unidades curriculares de opção do 2.º semestre do 1.º ano

  • Marketing Digital (7,5 créditos)
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5

2.º Ano

Anual
Nome Créditos
Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio 45
1.º Semestre
Nome Créditos
Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio 7,5
Unidades curriculares de opção do 1.º semestre do 2.º ano

  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 8 créditos

7,5
Mais informações

Masters > Master in Marketing

Destinatários

O Mestrado em Marketing tem como objetivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em Marketing. Para além de oferecer um aprofundamento dos conhecimentos, o curso desenvolve competências que permitem uma efetiva aplicação prática de ferramentas de gestão no exercício de funções na área do Marketing.

O Mestrado em Marketing é uma mais-valia não só para quem pretende exercer uma profissão nesta área, mas também para quem necessita de uma adequada preparação científica para prosseguir estudos neste domínio de especialização.

Assim, o curso destina-se a todos os que:

  • Já trabalhando na área de Marketing, da Comunicação ou das Vendas por exemplo, pretendem ir mais além através de uma efetiva valorização profissional;
  • Desenvolvendo uma atividade profissional noutras áreas ou estando a entrar agora no mercado de trabalho, ambicionam uma carreira de sucesso no domínio do Marketing.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Marketing

Masters > Master in Marketing

Oportunidades de carreira

O Mestrado em Marketing tem como objetivo proporcionar uma formação profissionalizante e especializada em Marketing. Para além de oferecer um aprofundamento dos conhecimentos, o curso desenvolve competências que permitem uma efetiva aplicação prática de ferramentas de gestão no exercício de funções na área do Marketing.

O Mestrado em Marketing é uma mais-valia não só para quem pretende exercer uma profissão nesta área, mas também para quem necessita de uma adequada preparação científica para prosseguir estudos neste domínio de especialização.

Masters > Master in Marketing

Candidatura

Exclusivamente online

A candidatura será exclusivamente online.
A leitura prévia do edital é obrigatória.

Edital

Datas

1ª Fase: Até 1 março 2021

Credenciais

Se é (ou foi) estudante ou funcionário da U.PORTO, deve utilizar as suas credenciais. Pode fazer o login usando o formulário de autenticação.

Se não tiver um nome de utilizador para efetuar a autenticação, preencha o formulário de pedido de utilizador.
Será enviado para o seu endereço de e-mail um nome de utilizador e a respetiva senha.

Se tiver um nome de utilizador temporário, pode recuperar a respetiva senha aqui.

Documentos a apresentar

Estão descritos no Edital, que deve ser lido antes da submissão da candidatura.

Faça a sua candidatura online

Candidatura

Depois da candidatura

Afixação de resultados provisórios: 05 de abril 2021

Afixação de resultados definitivos: 27 abril 2021

Realização de matrículas:

28 abril 2021

27 maio 2021 (licenciados)

2 agosto 2021 (finalistas)

Masters > Master in Marketing

Testemunhos

Susana Marques
Susana Marques

“O meu percurso profissional levou-me ao marketing e depois de três anos de trabalho na área senti a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos para conseguir responder às necessidades e desafios que o negócio trazia. A Faculdade de Economia da Universidade do Porto surgiu como a melhor opção, não só pela sua reputação e prestígio como pela qualidade do corpo docente e a variedade de disciplinas incluídas no Mestrado em Marketing. O curso permitiu-me ter uma visão global da área que tornaram a minha prestação no mundo profissional muito mais valorosa. O foco mais aprofundado em tópicos como a gestão empresarial e gestão da marca deram-me as ferramentas que procurava para complementar a minha formação.”

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Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

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Brandão, A. & Machado S. (2020). How Consumers Respond to Editorial Communication Strategies: Is Content Marketing Replacing Publicity? DOI 10.4018/978-1-5225-8575-6.ch020

Cidade, J.; Brandão, A. & Alves, G. (2019). How to Use the Package in the Tobacco Products to Communicate in the Plain Pack Era? . International Journal of Marketing, Communication and New Media. Vol. 7, Nº 13, 50-71

Fernandes, S., Brandão, A., & Brito, C. (2018). Business Plan: In or Out? A Holistic View of the Combination of Planning and Learning Processes When Evaluating Business Opportunities. in Mura, Ladislav (ed.), “Entrepreneurship – Development Tendencies and Empirical Approach”. InTech. DOI: 10.5772/intechopen.71844. pp.377- 392

Brandão, A., Gadekar, M. & Cardoso, F. (2018). The impact of a firm’s transparent manufacturing practices on women fashion shoppers. Journal of Global Fashion Marketing. 9 (4): 322-342. DOI: 10.1080/20932685.2018.1503555

Brandão, A. & Oliveira R. (2019). Internationalization Strategies in Music Festivals.  Scientific Annals of Economics and Business ,66(SI1), 91-112. DOI:      *   10.2478/saeb-2019-0018

Brandão, A. et al. (2019). Antecedents and consequences of luxury brand engagement in social media. Spanish Journal of Marketing, Vol. 23, Nº2, 163-183.  *   DOI:      *   10.1108/SJME-11-2018-0052

Brandão, A., Gadekar, M. & Cardoso, F. (2018). The impact of a firm’s transparent manufacturing practices on women fashion shoppers. Journal of Global Fashion Marketing. 9 (4): 322-342.

Fernandes, S., Brandão, A., & Brito, C. (2018). Business Plan: In or Out? A Holistic View of the Combination of Planning and Learning Processes When Evaluating Business Opportunities. in Mura, Ladislav (ed.), “Entrepreneurship – Development Tendencies and Empirical Approach”. InTech.

Fernandes, T., & Moreira M. (forthcoming) Consumer Brand Engagement, Satisfaction and Brand Loyalty: A Comparative Study between Functional and Emotional Brands, Journal of Product and Brand Management

Oliveira, B. & Casais, B. (forthcoming). The importance of User-Generated Photos in restaurant selection. Journal of Hospitality and Tourism Technology. [ISSN 1757-9880]

Brandão, A. , Santos e L. D., Martins, M. (2017), “Brand equity: a probabilistic approach on brand preference”, 10th Annual Conference of the EuroMed Academy of Business, Roma, setembro 2017.

Castro, C. e Casais, B. (2017) “A comunicação do Turismo Acessível: um estudo sobre as atrações turísticas da cidade do Porto”, V Congresso Internacional Casa Nobre um Património para o Futuro, Arcos de Valdevez, 30 de novembro a 2 de dezembro.

Moreira, M. e Fernandes, T. (2017), “Customer Brand Engagement, Satisfaction and Brand Loyalty: A Comparative Study between Functional and Emotional Brands“, 5th International Consumer Brand Relationship Conference, Porto, Maio 2017.

Ribeiro, R. e Agante, L. (2017), “Comparison between gifted and non-gifted children on the perception of money and acquisition of consumer skills“, 6th International Conference on Emotional Intelligence, Porto, Julho 2017.

Sampaio, A.C., Brandão, A. e Rodrigues, P. (2017), “Modeling the impact of sports events in the attitude toward the brand”, 5th International Consumer Brand Relationships Conference, Porto, Maio 2017.

Brand trust scale – an approach to baby care category, Inês Martins, orientação de Amélia Brandão.

Gestão da Marca: auditoria à identidade e posicionamento da marca. Caso de Estudo: Argacol – Tintas e Vernizes, S.A. (Relatório de Estágio), Patrícia Vieira do Vale, orientação de Amélia Brandão.

A aplicação de Modelos de Análise e Gestão de Carteiras de Clientes em Mercados Business-to-Business – Estudo de Caso: Carteira de Cliente Corporate Informa D&B (Trabalho de Projeto), Patrícia Pereira, orientação de Catarina Roseira.

Social Media and E-commerce: a study on motivations for sharing content from Ecommerce websites, Tiago Costa, orientação de Beatriz Casais.

Market segmentation and travelling patterns based on Tourist’s paths in the Porto Region, Ana Filipa Silva, orientação de Pedro Campos e Carlos Ferreira.

Em 2021 o Mestrado em Marketing da FEP foi considerado pela Eduniversal o 24.º melhor programa na área de Marketing da Europa Ocidental.

O Mestrado em Marketing integrou a 51.ª posição do QS Business Masters Rankings 2020, que elenca os melhores programas do mundo na área do Marketing.

Pedro Sacadura Mendes

“Optei pelo Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, não só porque estava mais seguro em relação à credibilidade da instituição como dispunha, igualmente, de algumas referências, que permitiram fazer uma escolha mais ponderada. A elevada qualidade de ensino aliada a uma forte vertente prática, transversal aos vários setores profissionais, tornaram este desafio bastante enriquecedor. O Mestrado, altamente completo, foi essencial para a minha progressão profissional. Proporcionou-me ferramentas teóricas na área do Marketing, cada vez mais indispensáveis para qualquer profissional da área da comunicação. Em simultâneo, dotou-me de competências e de conhecimentos sólidos, próprios dos setores da gestão e da economia, pouco aprofundados na minha formação de base. A linguagem comum adotada pelos professores facilitou a aprendizagem por osmose, permitindo a troca contínua de perspetivas entre alunos de várias áreas profissionais, todas diferentes mas sempre complementares.”

Susana Marques

“O meu percurso profissional levou-me ao marketing e depois de três anos de trabalho na área senti a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos para conseguir responder às necessidades e desafios que o negócio trazia. A Faculdade de Economia da Universidade do Porto surgiu como a melhor opção, não só pela sua reputação e prestígio como pela qualidade do corpo docente e a variedade de disciplinas incluídas no mestrado em Marketing. O curso permitiu-me ter uma visão global da área que tornaram a minha prestação no mundo profissional muito mais valorosa. O foco mais aprofundado em tópicos como a gestão empresarial e gestão da marca deram-me as ferramentas que procurava para complementar a minha formação.”