Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Língua

Português

Propinas*

1.500€ / ano

Data limite candidaturas

01-03-2021

Horário

Pós-laboral

Duração

2 anos

Início do programa

Setembro 2021

* Propinas em vigor no ano letivo 2021/22 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE)

CANDIDATE-SE
Contacte-nos
O Mestrado em Economia e Gestão Internacional (MEGI) proporciona aos estudantes o desenvolvimento de competências e conhecimentos necessários para auxiliar as empresas no seu processo de internacionalização. O MEGI assegura a transmissão de conhecimentos teóricos atuais e relevantes, ao nível do comércio e investimento internacionais e da gestão estratégica internacional, garantindo equilíbrio entre as perspetivas económica e de gestão sobre a internacionalização. Acresce que se utiliza a análise e discussão de case studies, privilegiando-se o desenvolvimento de competências relacionadas com a tomada de decisão, a comunicação de resultados e o trabalho em equipa.

Óscar Afonso
Diretor do Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Masters > Master in International Business

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Multinacionais e Internacionalização 7,5
Comércio Internacional 7,5
Marketing Internacional 7,5
Unidades curriculares optativas do 1.º semestre

  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5

2.º Semestre
Nome Créditos
Gestão Estratégica Internacional 7,5
Unidades curriculares optativas do 2.º semestre

  • Direito dos Negócios Internacionais (7,5 créditos)
  • Mercados para a Internacionalização (7,5 créditos)
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 22,5 créditos e máximo de 22,5 créditos

22,5

2.º Ano

Anual
Nome Créditos
Dissertação / Projeto / Estágio 45
1.º Semestre
Nome Créditos
Seminários 7,5
Plano de Dissertação / Plano de Projeto / Plano de Estágio 7,5
Mais informações

Masters > Master in International Business

Destinatários

O MEGI tem particular interesse para técnicos superiores e quadros de organizações portuguesas ou estrangeiras, já internacionalizadas ou em fase de internacionalização, que pretendam aprofundar ou desenvolver as suas competências no âmbito da internacionalização dos negócios. É igualmente uma excelente oportunidade para estudantes que, tendo concluído o 1° Ciclo, tenham particular interesse pela Economia e Gestão Internacional e aspirem trabalhar e/ou ganhar competências nesta área, ou desejem prosseguir o percurso académico ao nível do doutoramento na área.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Masters > Master in International Business

Oportunidades de carreira

O Mestrado em Economia e Gestão Internacional forma profissionais que pretendam desenvolver/consolidar atividade no quadro de estratégias empresariais e da gestão dos processos de internacionalização nas empresas. Os diplomados do MEGI poderão exercer atividade quer no setor público quer no setor privado, uma vez que este mestrado assegura a transmissão de conhecimentos teóricos atuais e relevantes, ao nível do comércio e investimento internacionais e da gestão estratégica internacional, garantindo equilíbrio entre as perspetivas económica e de gestão sobre a internacionalização.

Algumas áreas profissionais:

  • Gestão estratégica internacional
  • Marketing internacional
  • Comércio internacional
  • Investimento internacional

Masters > Master in International Business

Candidaturas

Exclusivamente online

A candidatura será exclusivamente online.
A leitura prévia do edital é obrigatória.

Edital

Datas

1ª Fase: Até 1 março 2021

Credenciais

Se é (ou foi) estudante ou funcionário da U.PORTO, deve utilizar as suas credenciais. Pode fazer o login usando o formulário de autenticação.

Se não tiver um nome de utilizador para efetuar a autenticação, preencha o formulário de pedido de utilizador.
Será enviado para o seu endereço de e-mail um nome de utilizador e a respetiva senha.

Se tiver um nome de utilizador temporário, pode recuperar a respetiva senha aqui.

Documentos a apresentar

Estão descritos no Edital, que deve ser lido antes da submissão da candidatura.

Faça a sua candidatura online

Candidatura

Depois da candidatura

Afixação de resultados provisórios: 05 de abril 2021

Afixação de resultados definitivos: 27 abril 2021

Realização de matrículas:

28 abril 2021

27 maio 2021 (licenciados)

2 agosto 2021 (finalistas)

Masters > Master in International Business

Testemunhos

Cláudia Paiva
Cláudia Paiva

“Escolhi o mestrado em Economia e Gestão Internacional na FEP porque, após finalizar a licenciatura, procurava especializar-me numa área que fosse relevante nos dias de hoje. A boa reputação da FEP e a crescente internacionalização das economias e das empresas, onde as relações económicas a nível mundial se intensificam e são cada vez mais significativas, foram elementos cruciais na minha decisão. Hoje, finalizado o curso, destaco a qualidade do corpo docente e da matéria lecionada, sempre adaptada e focada em temas atuais e importantes no âmbito do mestrado. Estes fatores foram fundamentais para adquirir um conhecimento aprofundado sobre economia e gestão internacional e que, sem dúvida, fará diferença no meu futuro e percurso profissional. Recomendo este mestrado a todos os que pretendam especializar-se numa área com futuro e ter um papel ativo numa economia cada vez mais global, onde a internacionalização é uma peça-chave.”

Luís Alves
Luís Alves

“Sendo a internacionalização um fator presente e essencial para as empresas, procurei um mestrado de cariz teórico/prático centrado em estratégia e comércio internacional, motivo pelo qual ingressei no Mestrado em Economia e Gestão Internacional, na FEP. Aliado à reputação da instituição (FEP), o MEGI, por via do corpo de docentes de excelência, procura munir os seus estudantes de ferramentas e princípios teóricos essenciais para qualquer carreira académica e profissional. Através de seminários e trabalhos práticos, este mestrado serve de ponte à aproximação dos alunos ao tecido empresarial. Todas as competências adquiridas durante o mestrado permitiram-me atuar com destaque no seio das organizações, bem como, contribuíram para uma melhoria do meu desempenho enquanto Gestor de Projetos internacionais. Recomendo o MEGI a todos aqueles que procuram um papel activo nas organizações e que operam num mercado cada vez mais global.”

Mário Santos
Mário Santos

“Hoje em dia, ter uma visão internacional, uma visão global é fundamental, quer para nós enquanto cidadãos, quer para as empresas enquanto organizações. Somos cidadãos do mundo e as empresas são organizações do mundo.
Sendo responsável de marketing de uma empresa que atua em diversos mercados internacionais, com o MEGI ganhei, essencialmente, uma visão estratégica sobre o negócio internacional e sobre a forma como a estratégia de uma empresa deve ser adaptada a um determinado mercado.
Costumo dizer que a minha formação de 5 anos na FEP (licenciatura e mestrado) permite-me estar, constantemente, preparado para compreender e enfrentar os desafios que todos os dias surgem no seio de um grupo com operações em diferentes países.”

Masters > Master in International Business

Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Dias, M. & Teixeira, A.A.C. (2018), “The importance of geopolitical factors in international location decisions: The Russian Federation Case“, in Economic and Geopolitical Perspectives of the Commonwealth of Independent States and Eurasia, Edited by O. Karnaukhova, A. Udovikina, B. Christiansen, IGI Global, pp. 40-90.

Forte, R. & Moreira, A.S. (2018), “Financial Constraints and Small and Medium-Sized Firms’ Export Propensity: Evidence from Portuguese Manufacturing Firms”, International Journal of the Economics of Business, 25(2): 223-241.

Forte, R. & Ribeiro, R. (2019), “The impact of offshoring on home country’s employment“, Estudos Económicos, forthcoming

Oliveira P. & Forte R. (2018), “Labour Market Flexibility and FDI Attraction: A Macroeconomic Analysis”, Panoeconomicus, Advance online publication, 1-28. doi:10.2298/PAN180116030O.

Paco, S.R. & Ramos, M.C.P. (2018), “Entrepreneurship in Portugal of immigrants from countries outside the European Union”, HOLOS, 34: 365-385.

Silva, V. & Forte, R. (2018), “The Impact of Foreign Direct Investment on Home Country Exports”, Journal of International Commerce, Economics and Policy, 9 (1-2): 1850005.

Teixeira, A.A.C. & Loureiro, A.S. (2019), “FDI, Income Inequality and Poverty: A Time Series Analysis of Portugal, 1973-2016“, Portuguese Economic Journal, forthcoming, Springer [Indexed in WoS and Scopus]

Teixeira, A.A.C. & Nascimento, S. (2019), “FDI in Small States and unattractive markets: the case of São Tomé and Príncipe“, Journal of Contemporary African Studies, forthcoming

32.ª posição do ranking Eduniversal Best Masters Ranking 2021 dos melhores programas da Europa Ocidental na área de Gestão Internacional.