Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Língua

Português

Propinas*

1.500€ / ano

Data limite candidaturas

01-03-2021

Horário

Pós-laboral

Duração

2 anos

Início do programa

Setembro 2021

* Propinas em vigor no ano letivo 2021/22 (estudantes de nacionalidade portuguesa ou da UE)

CANDIDATE-SE
Contacte-nos
A formação do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente (MEGA) tem, na base, uma componente estruturante, tendendo a uma especialização crescente, no sentido de ir ao encontro dos interesses pessoais e profissionais dos estudantes. O curso dá resposta à necessidade de formação avançada nas áreas do Ambiente e Energia, sentida por organizações de diverso tipo, em virtude dos crescentes desafios com que se confrontam. É uma aposta de futuro, em qualificar profissionais competentes, agentes de mudança, capazes de fazer a diferença na tomada de decisões estratégicas das organizações.

Manuel Castelo Branco
Diretor do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Masters > Master in Environmental Economics and Management

1.º Ano

1.º Semestre
Nome Créditos
Economia e Política da Energia 7,5
Economia do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 7,5
Gestão e Auditoria Ambiental 7,5
Marketing Verde 7,5

2.º Semestre
Nome Créditos
Responsabilidade Social e Relato de Sustentabilidade 7,5
Direito Ambiental 3,5
Economia da Regulação 4
Unidades curriculares de opção condicionada

  • Mercados de Licenças de Emissão (7,5 créditos)
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5
Unidades curriculares de opção livre

  • Mercados da Energia (7,5 créditos)
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Economia
  • Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Universidade do Porto

* mínimo de 7,5 créditos e máximo de 7,5 créditos

7,5

2.º Ano

Anual
Nome Créditos
Dissertação / Projeto / Estágio 45
1.º Semestre
Nome Créditos
Seminários 7,5
Plano de Dissertação / Plano de Projeto / Plano de Estágio 7,5
Mais informações

Masters > Master in Environmental Economics and Management

Destinatários

O MEGA destina-se a licenciados que pretendam adquirir, atualizar e consolidar os conhecimentos técnicos e competências necessárias ao desenvolvimento de atividades profissionais nas áreas da economia e gestão do ambiente. Alguns dos setores visados são:

  • Empresas onde as questões ambientais e energéticas são particularmente relevantes;
  • Empresas com gabinetes de gestão ambiental e/ ou integradas no mercado de CO2;
  • Bancos, Seguradoras e Empresas de Auditoria e Consultoria;
  • Organizações com competência ao nível da exploração e gestão dos recursos naturais, nomeadamente recursos hídricos, pescas, florestas, agricultura, turismo, energia e resíduos.

Perfil do estudante

Perfil dos estudantes Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente

Masters > Master in Environmental Economics and Management

Oportunidades de carreira

Os diplomados do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente estão habilitados a prosseguir carreiras profissionais ou académicas, capacitando para o exercício de funções de gestão e de consultoria quer a nível das empresas, quer de instituições públicas e privadas, nomeadamente:

  • Empresas com gabinetes de gestão ambiental e/ou integradas no mercado de CO2
  • Bancos, Seguradoras e Empresas de Auditoria e Consultoria
  • Organizações com competência ao nível da exploração e gestão dos recursos naturais (recursos hídricos, pescas, florestas, agricultura, turismo, energia e resíduos)
  • Empresas e instituições na área de ambiente e energia e desenvolvimento sustentável

Masters > Master in Environmental Economics and Management

Candidaturas

Exclusivamente online

A candidatura será exclusivamente online.
A leitura prévia do edital é obrigatória.

Edital

Datas

1ª Fase: Até 1 março 2021

Credenciais

Se é (ou foi) estudante ou funcionário da U.PORTO, deve utilizar as suas credenciais. Pode fazer o login usando o formulário de autenticação.

Se não tiver um nome de utilizador para efetuar a autenticação, preencha o formulário de pedido de utilizador.
Será enviado para o seu endereço de e-mail um nome de utilizador e a respetiva senha.

Se tiver um nome de utilizador temporário, pode recuperar a respetiva senha aqui.

Documentos a apresentar

Estão descritos no Edital, que deve ser lido antes da submissão da candidatura.

Faça a sua candidatura online

Candidatura

Depois da candidatura

Afixação de resultados provisórios: 05 de abril 2021

Afixação de resultados definitivos: 27 abril 2021

Realização de matrículas:

28 abril 2021

27 maio 2021 (licenciados)

2 agosto 2021 (finalistas)

Masters > Master in Environmental Economics and Management

Testemunhos

Inês Luis
Inês Luis

“Escolhi o MEGA por querer contribuir, profissionalmente, para um futuro sustentável. Tendo como formação académica de base a arquitetura paisagista, um encontro entre a ciência e arte, senti necessidade de impulsionar a minha carreira profissional através de um reskilling alinhado com as exigências do mercado.
O corpo docente é envolvido e assegura a partilha de informação atualizada e organizada, com brio. Complementarmente, os seminários facilitam a interação com oradores provenientes de diversos setores e áreas de atividade (i.e., empresas, entidades energéticas, bancos, consultoras, organismos públicos) e a perceção da aplicabilidade dos fundamentos teóricos.
Caraterizo este mestrado como desafiante e capacitador. É adequado a um conjunto alargado de backgrounds e capaz de despoletar, dentro dos interesses e condutas de cada um, abordagens profissionais diferenciadoras.”

Jorge Silva
Jorge Silva

“Uma vez que a minha formação de base é em gestão de empresas, e exerço funções executivas numa empresa ligado ao ambiente, senti a necessidade de, para além da área económica, aprofundar e refinar conhecimentos na área do ambiente, especialmente ao nível da economia circular, economia e gestão energética e desenvolvimento sustentável, permitindo assim uma maior especialização e formação avançada nesta temática.
Considero que o MEGA tem um copo docente de excelência, multidisciplinar e com elevada experiência, os quais proporcionam e incentivam uma reflexão crítica sobre os temas em estudo, quer em aula, quer nos seminários.
Durante o mestrado fui agradavelmente surpreendido pela diversidade de alunos do MEGA, provenientes de diferentes formações de base, de diferentes idades e de diferentes países, o que proporciona uma discussão e reflexão salutar entre Economistas e Engenheiros.
Considero que a frequência do MEGA foi bastante enriquecedora, proporcionando uma aplicação prática na empresa, tendo correspondido às elevadas expectativas iniciais.”

Masters > Master in Environmental Economics and Management

Outras informações

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

Pode aceder a esta informação aqui.

JOÃO RIBEIRO, Manuel Castelo Branco, João Alves Ribeiro (2019). The corporatisation of football and CSR reporting by professional football clubs in Europe. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, 20(2), 242-257.

WOUTER DE BROECK. (2018). Crowdfunding platforms for renewable energy investments: an overview of best practices in the EU. International Journal of Sustainable Energy Planning and Management, 15, 3-10

GONÇALO FERNANDES, Cristina Chaves, António Guerner Dias, Lígia M. Costa Pinto. (2017). Is waste valuable? Preliminary assessment of profitability of recovering precious metals from Portuguese AIMDS, Proceedings of the 3rd International Conference on Energy & Environment: bringing together Engineering and Economics, Porto, Portugal, 119-123

ÂNGELO BARROSO, Cristina Chaves, Francisco Vitorino Martins & Manuel Castelo Branco. (2016). On the possibility of sustainable development with less economic growth: a research note. Environment, development and sustainability, 18(5), 1399-1414.

SÉRGIO FRANÇA & Tiago Andrade. (2015). Measuring Competition and Market Power of the Iberian Electricity Market using Concentration and Market Power Estimators. Proceedings of the 2nd International Conference on Energy & Environment: bringing together Engineering and Economics, Guimarães, Portugal.

DINIS R. P. F. MARQUES: The potential impacts of Electric Vehicles on the Energy Production Mix and Market Operation: the Portuguese case. Tese de mestrado. Orientadora: Isabel Soares

JOÃO A. P. RAMOS: Os esquemas de incentivo da qualidade do serviço no sector de distribuição de energia eléctrica promovem a eficiência técnica? Tese de mestrado. Orientador: Helder Manuel Valente da Silva

JOANA L. V. D. MENDES: Sistemas de Gestão Ambiental – Uma Aplicação ao Hotel Parador Casa da Ínsua. Relatório de estágio. Orientador: Pedro Perdigão

20.ª posição do ranking Eduniversal Best Masters Ranking 2021 dos melhores programas em todo o mundo na área de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental.